As melhores dicas para você deixar seu Lar com a sua cara. 

Quais são as principais etapas da pintura?

A primeira etapa antes de realizar a pintura, seja ela em alvenaria, madeira ou até mesmo em metais e ferros é o lixamento. Recomenda-se que o local ou material seja lixado e que a remoção do pó seja feita com um pano levemente umedecido. Esta preparação é fundamental para que o produto faça a aderência correta ao material e para que o produto tenha sua total performance. Em ambientes externos ou em espaços onde o lixamento por completo seja muito difícil, recomenda-se a lavagem com lavadoras de alta pressão, sendo uma etapa similar a da lixa. Para a primeira demão, utilize sempre um produto de fundo, tais como: o zarcão, fundo preparador ou selador acrílico. Assim a superfície será selada e a absorção uniformizada, proporcionando um acabamento melhor e maior rendimento da tinta. 

Quantas demãos precisa para dar cobertura?

Esta é uma questão muito particular, pois varia de acordo com o local que receberá a pintura. De modo geral, podemos dizer que com três demãos a cobertura se fará completa. A primeira demão funciona como uma selagem, ou seja, prepara o material para receber a tinta; a segunda faz a cobertura; e a terceira dá o acabamento. Lembre-se que antes de iniciar a pintura é fundamental verificar as condições do local e seguir as etapas de preparação indicadas em nossas embalagens.

Dica: Para a primeira demão, utilize sempre um produto de fundo, tais como: o zarcão, fundo preparador ou selador acrílico. Assim a superfície será selada e a absorção uniformizada, proporcionando um acabamento melhor e maior rendimento da tinta. 

Qual a diferença entre tinta óleo, tinta esmalte e tinta acrílica?

A tinta acrílica cria uma camada de proteção rígida para substratos de alvenaria, por isso quando aplicada ela fica com um acabamento perfeito e, dependendo da sua qualidade, torna-se lavável.

A tinta esmalte é mais flexível e acompanha o fluxo de materiais que contraem e retraem conforme o tempo, no caso de madeira, materiais ferrosos e metais.

A tinta óleo é uma qualidade antiga de tinta, sendo de fácil aderência em diversos substratos, porém fazer uma repintura em cima desta tinta necessita um esforço extra em todas as etapas de pintura. 

Todas as tintas são laváveis?

Não! As tintas tornam-se laváveis a partir da qualidade standard, mesmo assim, recomendamos fazer o teste antes da lavagem, ele consiste em molhar a parte amarela da esponja e esfregar levemente em um pequeno espaço.

Qual a diferença entre zarcão, fundo preparador e selador acrílico?

Todos têm função de fundo, ou seja, servem para preparar o substrato para receber a tinta adequada, mas cada um é aplicado a um tipo de material.

O zarcão é utilizado em materiais ferrosos antes da tinta esmalte.

O selador acrílico serve para preparar paredes novas para receber a primeira camada de tinta acrílica ou para mudanças bruscas de cores em paredes de alvenaria.

O fundo preparador tem a função de cola. Em muitos casos, paredes antigas tendem a esfarelar, passando o fundo a parede ficará pronta para receber uma camada de tinta acrílica. Este produto também é usado quando o substrato recebeu cal fino, o fundo fará a função de aderente para uma nova camada da tinta adequada. 

O selador acrílico serve como acabamento final?

Mesmo com a possibilidades do selador acrílico receber pigmento e ficar com um aspecto próximo a uma tinta, não recomendamos deixar este produto como acabamento final devido a sua composição química não ter elementos que resistam as intempéries do tempo e nem a lavagens. Lembramos também que uma camada de selador é suficiente para duas demãos de tinta.

A massa de cimento queimado precisa de um produto para acabamento?

O acabamento do nosso cimento queimado é fosco, caso queira dar brilho recomendamos o uso de uma boa cera de carnaúba. 

Posso usar massa corrida em ambiente externo?

A massa corrida tem componentes que não resistem as intempéries do tempo, ou seja, caso aplicada em ambientes externos ela não resistirá e cairá da parede.

Posso usar massa acrílica em ambiente interno?

Pode, porém lembramos que o lixamento da massa acrílica tende a ser mais pesado que uma massa corrida e também não há necessidade do uso da massa acrílica em ambiente interno. Dica: Para correção de pequenos buracos na parede, como buracos feitos para pendurar quadros, a massa acrílica é mais indicada por secar mais rápido e não haver uma necessidade de um lixamento mais prolongado. 

Posso usar tinta piso nas paredes?

A tinta piso foi feita para utilizar em pisos de cimento, seu uso na parede pode provocar mal acabamento e uma performance aquém do esperado. Vale lembrar que o uso da tinta piso na parede não tem garantia de fábrica. 

Posso usar tinta acrílica na madeira? E tinta esmalte na alvenaria?

Em qualquer dos cenários a tinta irá aderir ao substrato, porém com o passar dos tempos a tinta pode craquelar, ou seja, irá começar a sair do substrato criando riscos e outros sintomas específicos. Além de que o uso incorreto da tinta para o seu devido fim, perde-se a garantia da fábrica. 

Nós vamos adorar a sua contribuição.

Tem alguma dica?

Alguma correção do que colocamos aqui?

Aquele macete incrível que só você conhece?

 

Vamos amar ouvir, mande e-mail para nós: batepapo@larquimica.com.br

Fale com a gente!

+55 41 3778 6600

recepcao@gruposganzerla.com.br

Estrada do Cerne, 18500

Campo Magro | Paraná | Brasil

A Lar Química é uma empresa do Grupo